5 mais famosos mitos sobre nutrição

1 de agosto de 2017

5 mitos mais famosos sobre nutrição

Mais do que conhecimento, a era da informação também trouxe a rápida repercussão de mitos nos mais diversos assuntos. A nutrição, área da saúde que estuda os alimentos e o efeito que eles produzem em nosso organismo, é um dos setores que mais sofre destas contradições. É por esse motivo que é importante deixar claro os mais famosos mitos sobre nutrição.

Você sabe quais são os mais famosos mitos sobre nutrição?

#1 “SE EU COMER JUNK FOOD, POSSO QUEIMAR AS CALORIAS TREINANDO.”
Mito.

O processo de queima de calorias não é tão simples. É preciso ter mais atenção na qualidade do que se ingere do que na quantidade de calorias de um alimento. “Os efeitos negativos de lanches de fast-food não podem ser simplesmente apagados de uma hora para outra. Para resultados satisfatórios numa dieta, é preciso dedicação a longo prazo e uma reeducação alimentar”, aconselha a nutricionista Jennifer Partika, do Instituto Mário de Abreu.

#2 “POSSO COMER TODA PROTEÍNA QUE EU QUISER.”
Mito.

Sim, a proteína ajuda a reparar os tecidos do corpo e promove uma saciedade duradoura – sensação desejada por quem faz dieta. Porém, o consumo exagerado desse macronutriente é perigoso. “Proteínas em excesso podem sobrecarregar os rins, impedir a perda de peso e até engordar. Por isso, é preciso ter acompanhamento nutricional para que nenhum grupo alimentar seja exagerado na dieta”, aponta a nutricionista.

#3 “COMER DEPOIS DO TREINO RECUPERA A ENERGIA QUE FOI GASTA.”
Mito.

Os nutrientes ingeridos após os exercícios não são imediatamente transportados para as células de gordura. Na verdade, segundo Jennifer, é importante comer depois dos exercícios para ajudar o corpo a se recuperar e melhorar sua forma física. “Não é o durante o exercício que o corpo obtém mais benefício, e sim durante o seu processo de recuperação, que ajuda a construir e manter a massa muscular”, afirma.

#4 “A FRUTA É UM CARBOIDRATO TÃO RUIM QUANTO OS DOCES”.
Mito.

Evitar as frutas por medo de engordar é um pensamento comum entre as pessoas. Mas, na verdade, os açúcares das frutas são naturais e não estão nem perto da natureza prejudicial dos açúcares refinados. “A fruta é carregada de vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Ela deve ser incluída na dieta em pelo menos duas unidades diárias”, explica a profissional.

#5 “COMER GORDURA ENGORDA.”
Mito.

O nome “gordura” assusta muita gente, mas o fato é que ela é essencial para o funcionamento adequado do corpo. Comer as gorduras certas é uma estratégia inteligente para perder peso, na verdade, já que as gorduras saudáveis têm grande capacidade de saciar. As gorduras de origem vegetal, em sua maioria – como azeite, abacate ou coco –, aumentam a produção de hormônios supressores do apetite, e, consequentemente, auxiliam na perda de peso.

Se você quer uma dieta equilibrada e adequada para você, consulte um profissional de nutrição.

Ligue para (41) 3232-1262 e agende sua consulta no Instituto Mário de Abreu.