7 soluções simples para prevenir a prisão de ventre

30 de agosto de 2017

7 soluções simples para prevenir a prisão de ventre

A prisão de ventre ocorre quando o intestino passa a funcionar de maneira irregular e com menos frequência. Em grande parte dos casos as fezes passam a ser ressecadas, o que exige maior esforço na hora de evacuar. Esse tipo de problema causa grande desconforto e muitas vezes é confundido com a cólica.

Detectar a prisão de ventre não é muito fácil pois o tempo entre uma evacuação e outra pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns casos, a pessoa demora até 3 dias para ir ao banheiro novamente. Em casos como esse, é preciso avaliar se a evacuação está desconfortável pois só assim será possível saber se trata-se mesmo de prisão de ventre. O contrário também pode ocorrer, quando a pessoa vai ao banheiro com regularidade mas tem dificuldade ao evacuar.

As causas desse tipo de problema podem variar de diabetes a depressão e é preciso sempre prestar bastante atenção se algo está errado. Existem alguns hábitos bastante simples que podem prevenir esse tipo de problema:

7 soluções para prisão de ventre

1. Ter uma dieta rica em fibras com alimentos integrais, frutas e vegetais

2. Praticar exercícios com regularidade

3. Comer devagar e mastigar bem todos os alimentos

4. Beber pelo menos dois litros de água por dia

5. Evitar passar por situações de estresse

6. Evitar segurar as fezes por muito tempo

7. Evitar ingerir laxantes sem orientação médica. Prefira os iogurtes com pro bióticos

Caso esteja percebendo que algo está errado é importante procurar um gastroenterologista com urgência. Só ele pode indicar qual tratamento será o mais adequado. Para esse tipo de problema, apenas uma mudança na alimentação pode resolver, mas em casos específicos é preciso fazer o uso de laxantes indicados pelo médico; utilização de biofeedback, tratamento que relaxa os músculos da pélvis, facilitando na defecação; e em últimos casos a cirurgia para remoção do cólon, raramente necessária.