Conheça os sintomas do cálculo renal

30 de agosto de 2017

O CÁLCULO RENAL PODE SER UM INIMIGO “INVISÍVEL” PORÉM MUITO PERIGOSO

Mais conhecido como pedra nos rins, o cálculo renal é um quadro que se instala tanto em homens como em mulheres. Atualmente, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 12% dos brasileiros têm cálculos renais, que são caracterizados pela aglomeração de cristais solidificados dentro dos rins. As causas são várias – desde hábitos alimentares (excesso de sal, açúcar e falta de líquidos ingeridos diariamente) até sedentarismo, alterações metabólicas do próprio organismo e tendências genéticas.

Conheça os sintomas do cálculo renal

Sintomas mais comuns do cálculo renal

  • Dor lombar ou no baixo ventre;
  • Urina rosada (devido à presença de algumas gotas de sangue);
  • Enjoo;
  • Vômitos;
  • Febre e calafrios.

“É recomendado, para pacientes que apresentem os sintomas ou histórico clínico de pedras nos rins, a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia e o controle de sódio e excesso de proteínas na dieta”, explica o médico urologista André Matos de Oliveira.

Os cálculos renais podem provocar uma dor tão intensa que o paciente pode precisar de internação hospitalar, e, por vezes, ser submetido a um procedimento cirúrgico. O primeiro passo, no entanto, é amenizar a dor com a administração de analgésicos, o que pode ser feito em casa se a dor estiver controlável.

Quando necessários, os tratamentos podem ser feitos por litotripsia (ondas de choque que quebram os cálculos em pedaços menores de forma não invasiva) ou por procedimentos cirúrgicos endoscópicos.

Confira alimentos que ajudam na digestão 

O Instituto Mário de Abreu se coloca a disposição para consultas e atendimentos na área de urologia com uma equipe especializada, competente e atenciosa para com seus pacientes. Para tratar o cálculo renal e outras enfermidades, entre em contato e agende sua consulta pelo número (41) 3232-1262.