Constipação

A constipação, ou obstipação, é um dos sintomas gastrointestinais mais comuns. É também um problema comum durante a gravidez, após o parto e após cirurgias. Em termos médicos, constipação é quando uma pessoa tem menos de três evacuações por semana. Porém, o número de evacuações, ou hábito intestinal normal, é muito variável, e é a mudança no hábito intestinal que sugere o problema. Outro problema são fezes duras e ressecadas que dificultam as evacuações.

Como funciona a constipação?

Para entender a constipação, é preciso saber como o cólon (intestino grosso) funciona. Uma das principais funções do cólon é a absorção de água do resíduo alimentar e formação do bolo fecal. As fezes ressecadas e duras na constipação ocorrem frequentemente, pois o trânsito colônico é lento e o colón absorve água em excesso. Dieta pobre em fibras e líquidos, falta de exercícios, medicações como os antidepressivos, síndrome do intestino irritável e doenças como esclerose múltipla ou hipotireoidismo são algumas das causas, entre outras, da constipação crônica.

O diagnóstico geralmente é feito através da história clínica detalhada e do exame físico. Porém, testes específicos são recomendados nos casos mais severos, ou para descartar doenças mais graves como o câncer colorretal. O seu médico deve avaliar a necessidade de exames como a Colonoscopia, Enema Baritado, Manometria e Biofeedback, Vídeodefecografia e Tempo de Trânsito Colônico.

O tratamento clínico envolvendo orientações dietéticas como uma dieta rica em fibras e líquidos e também exercícios regulares podem aliviar os sintomas. O tratamento cirúrgico é reservado para casos extremos.