Dicas para prevenir hemorróidas

Sabe qual assunto ainda é tabu apesar de ser um mal que atinge metade da população adulta? Acertou quem disse “hemorróidas”. Elas são mais comuns do que a gente imagina e podem surgir por causa de hábitos aparentemente inocentes. Descubra quais cuidados tomar para prevenir as hemorróidas:

 

O que causa hemorroidas?

O maior culpado pelas hemorroidas é provavelmente o sistema digestivo. Quando ele não funciona direito, a pessoa acaba sofrendo com prisão de ventre e dificuldade para evacuar. O esforço na hora de ir ao banheiro inflama os vasos sanguíneos existentes na área do canal retal e do ânus, provocando dores intensas, incômodos, coceira e presença de sangue nas fezes. A boa notícia é que hábitos simples podem garantir o perfeito funcionamento do seu intestino e garantir que o seu organismo “funcione como um reloginho”. São eles:

 

1º – Alimente-se bem!

Aqueles 2 litros de água por dia tão recomendados por todos os médicos são super importantes também para garantir que as suas fezes tenham a consistência correta, o que também previne o aparecimento de hemorroidas. Uma alimentação rica em fibras, com frutas, verduras, legumes e grãos também é importantíssima. Se você acha muito difícil incluir esses alimentos no seu dia-a-dia, experimente adotar o hábito de tomar iogurte com aveia no café do manhã. Parece pouco, mas esse café da manhã já fará uma grande diferença no cuidado com o seu organismo e na prevenção das hemorroidas.

 

2º – Não deixe para depois o que você deve fazer agora!

Deu vontade de ir ao banheiro? Vá! O costume de “se segurar” para evacuar somente em casa pode aumentar as chances do surgimento de hemorroidas, pois a espera resseca as fezes no final do intestino grosso, dificultando a evacuação depois.

 

3º – Aposente o papel higiênico!

Apesar da sua popularidade, o papel higiênico não é a melhor opção para fazer a higiene íntima porque o atrito do papel irrita a pele e causa fissuras. O ideal é limpar-se com água ou com lenços umedecidos.

 

4º – Deixe o celular fora do banheiro!

Primeiramente, não é lá muito higiênico. Em segundo lugar, o hábito de mexer no celular enquanto evacua acaba fazendo com que as pessoas passem muito mais tempo sentadas no vaso do que realmente precisam. E ficar sentado no vaso aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos da região anal, provocando o surgimento de hemorroidas.

 

5º – Vá ao banheiro somente quando sentir vontade!

Aqui também é válido lembrar que não é uma boa ideia ficar sentado no vaso sanitário por muito tempo. Além da pressão sobre as veias, forçar a evacuação não é uma boa ideia caso você não queira desenvolver hemorróidas. Se ainda não é a hora, espere. E quando a vontade bater, aproveite! O certo é sentar no vaso somente na hora de evacuar e levantar logo em seguida.

 

6º – Pratique exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos auxilia não só contra a prisão de ventre como também ajuda a reduzir a pressão sobre as veias da região anal. Além disso, é importante ressaltar que a obesidade também é um fator causador de hemorróidas, por isso, hábitos saudáveis são tão importantes na prevenção.

 

Tire suas dúvidas sobre hemorroidas e viva com mais conforto e qualidade

 

Mas se, mesmo tomando todos esses cuidados, você acabou desenvolvendo hemorroidas, não precisa sentir vergonha. Hemorroida tem cura! Procure um médico de confiança, faça os exames necessários e passe a viver bem melhor, sem esse incômodo. O Instituto Mário de Abreu conta com uma equipe especializada para cuidar de você. Marque já a sua consulta com um de nossos especialistas pelo número (41) 3232-1262.