Doença Diverticular e Diverticulite

Doença Diverticular e Diverticulite é uma condição comum e consiste na formação de inúmeras pequenas saculações, ou divertículos, na parede do colón. Acredita-se que esteja relacionada ao aumento das pressões dentro da luz intestinal, por causa de uma dieta pobre em fibras. A diverticulose é muito comum no mundo ocidental, afetando cerca de 10% das pessoas acima dos 40 anos e 50% acima dos 60 anos. Geralmente não causa sintomas, porém complicações como sangramento e a inflamação ou diverticulite podem ocorrer em até 20% dos casos.

sangramento retal

Como se caracteriza a Doença Diverticular e Diverticulite?

Diverticulite é a inflamação dos divertículos ou saculações. Os sintomas podem ser dor abdominal (geralmente no quadrante inferior esquerdo do abdômen) e febre. Se você já teve ou tem sintomas de diverticulite, é importante procurar o proctologista para o diagnóstico correto. O tratamento clínico com antibióticos em ambiente ambulatorial ou hospitalar é suficiente na maioria dos casos, entretanto, alguns pacientes requerem tratamento cirúrgico de emergência. De fato, intervenções cirúrgicas de emergência são necessárias em até 25% dos pacientes com diverticulite aguda. Quando necessárias, estas cirurgias frequentemente envolvem a realização de uma colostomia.

A fim de evitar os riscos de uma cirurgia de emergência e uma possível colostomia, em pacientes jovens, com complicações severas da diverticulite (peritonite, abscesso, obstrução), ou com quadros de diverticulite recorrentes, é recomendado o tratamento cirúrgico eletivo individualizado. A cirurgia, atualmente, quando indicada, em sua grande maioria, é realizada por Laparoscopia (Minimamente Invasiva), o que reflete numa recuperação mais rápida do paciente. Consulte o proctologista e tire suas dúvidas.