Hemorroidas

São veias normais da anatomia do ânus e canal anal, que ajudam no controle e continência. Existem dois componentes hemorroidários: hemorroidas internas e externas com sintomas e tratamentos distintos. As hemorroidas internas podem ser classificadas em quatro graus. Quando aumentadas, podem causar desconforto e sangramento e precisam de avaliação.

Qual a relação de hemorroidas com câncer?

Não há relação entre hemorroidas e o câncer colorretal (intestino), porém muitas vezes sintomas decorrentes de tumores intestinais são atribuídos erroneamente às hemorroidas. Evite a automedicação, procure o médico proctologista e faça uma avaliação correta.

Qual é o tratamento das hemorroidas?

O tratamento clínico ou medicamentoso é indicado na maioria dos casos sendo muitas vezes suficiente para o alívio dos sintomas. Porém, hemorroidas maiores necessitam de intervenção operatória (Hemorroidectomia) ou não operatória (Ligadura Elástica). Técnicas específicas, como PPH e THD visam diminuir o desconforto pós-operatório e estão indicadas em casos selecionados. O cirurgião deve conhecer e dominar todas as técnicas cirúrgicas e ser capaz de indicar o melhor tratamento para cada caso. Consulte o proctologista e tire suas dúvidas.