5 dicas de nutrição para pacientes em tratamento de câncer

16 de outubro de 2017

O tratamento do câncer pode causar alguns sintomas aflitivos para os pacientes, mas existem maneiras de contornar e aliviar esses desconfortos, inclusive com a alimentação. O Instituto Mário de Abreu trouxe dicas para melhorar a nutrição para pacientes em tratamento de câncer.

Confira os melhores alimentos para nutrição para pacientes em tratamento de câncer:

  1. Reforce e reanime o seu paladar com alguns truques

Um dos sintomas mais realçados durante o tratamento de câncer é a falta de apetite. A nutricionista Jennifer Partika, do Instituto Mário de Abreu, explica que a radioterapia e a quimioterapia podem destruir as células das glândulas salivares e papilas gustativas – diminuindo, assim, a salivação e a percepção dos alimentos. “Às vezes, até o próprio tumor pode aumentar a produção de células interleucinas, que provocam alterações no sistema nervoso central e deixam um gosto metálico na boca”, afirma a nutricionista.

Uma das dicas para aguçar o paladar é sempre enxaguar a boca com água ou chá de camomila antes das refeições. Se houverem feridas na boca, balas azedas e alimentos ácidos podem ajudar a realçar o paladar, assim como hortelã, manjericão, orégano e outros temperos naturais. Já para eliminar o gosto metálico, a melhor dica é substituir os talheres de metal pelos de plástico.

  1. Busque auxílio de um nutricionista

O acompanhamento de um nutricionista para uma dieta é sempre fundamental – mas no caso de pacientes em tratamento de câncer, é ainda mais recomendado e pode, até mesmo, evitar mais complicações. “Como o risco de desnutrição é alto nesses casos, um nutricionista pode ser de extrema importância para um tratamento mais eficiente e saudável para o paciente”, explica a nutricionista. Além disso, o profissional também pode ajudar a controlar o ganho de peso que pode ocorrer durante a hormonoterapia. 

  1. Controle o espaçamento das refeições

A principal recomendação é a de comer pouco e várias vezes ao dia. Segundo Jennifer, fracionar as refeições e comer devagar é muito importante para diminuir as náuseas e aumentar o apetite. “Alimentos muito quentes devem ser evitados, já que podem causar náusea nos pacientes”, aconselha Jennifer.

  1. Tenha atenção à higiene bucal

Uma boca limpa pode ser uma ótima técnica para reduzir a náusea. A quimioterapia e a radioterapia, segundo Jennifer, reduzem a capacidade de regeneração das células das mucosas, o que faz com que muitas células mortas e envelhecidas permaneçam na cavidade bucal e no trato gastrointestinal. “É isso que provoca a perda da percepção do gosto dos alimentos e aumenta a sensação de náusea”, explica.

Além disso, a higiene bucal ajuda o aumento de bactérias na boca – que pelo tratamento do câncer, pode ficar com menos salivação e, por consequência, ficar menos protegida. A nutricionista Jennifer Partika recomenda escovar bem os dentes e fazer bochechos com substâncias bactericidas. 

  1. Faça uma variação do cardápio

Um dos maiores desafios para quem está num tratamento de câncer é readquirir o prazer em comer. Um dos melhores truques é a variação do cardápio: com opções que o paciente goste, a alimentação não fica monótona e enjoativa e ele tem cada vez mais prazer em comer.

Se você gostou das dicas, compartilhe com os amigos, ajude a criar uma corrente do bem. Se desejar agendar uma consulta com nossa nutricionista, entre em contato pelo: (41) 3232-1262