O instituto

HISTÓRICO

Em 1976, Dr. Renato Araújo Bonardi, recém-chegado de sua formação na especialidade de Proctologia e Cirurgia Colorretal por um período de quatro anos na Johns Hopkins University, Baltimore – EUA, dedicou-se à Universidade Católica do Paraná e à Universidade Federal do Paraná, onde fundou a primeira Residência Médica em Coloproctologia do estado no Hospital de Clínicas da UFPR e, posteriormente, ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Cirurgia do HC.

Em 1993, fundou, na Av. Vicente Machado, em Curitiba (PR), na casa onde residiu o Dr. Mário Braga de Abreu, professor ilustre da UFPR e falecido em 1981 com um vasto currículo de dedicação ao ensino e execução da clínica cirúrgica, a “Clínica de Coloproctologia de Curitiba”, a quem a instituição foi dedicada. Somente após 2006 foi que a instituição passou a receber o nome de Proctoclin Curitiba.

A expansão e o crescimento foi um processo inevitável e natural, e ao Serviço de Proctoclogia acrescentaram-se os Serviços de Endoscopia Digestiva, Urologia, Cirurgia Digestiva e Nutrição, bem como novos equipamentos, exames diagnósticos e estudos fisiológicos. E assim nasceu o Instituto Mário De Abreu.

Desde sua fundação, em 1993, até o atual Instituto, o Dr. Renato Bonardi sempre teve a preocupação de trazer ao paciente o que há de mais atual para o diagnóstico e tratamento das patologias cirúrgicas, preservando a memória e humanismo de um dos maiores cirurgiões da história do Paraná – o “bisturi de ouro” Dr. Mario Braga de Abreu.

“Será com a soma do passado e a organização do presente que se poderá acreditar no futuro”

QUEM SOMOS

A capacitação e formação médica do corpo clínico são extremamente importantes para PROCTOCLIN E INSTITUTO MÁRIO DE ABREU. Todos os médicos tem formação nacional e internacional, são membros ativos das Sociedades Médicas de cada especialidade e atuam nas áreas de educação e desenvolvimento tanto em hospitais de ensino como em instituições privadas.

A PROCTOCLIN E INSTITUTO MÁRIO DE ABREU tem como objetivo trazer o que há de mais atual para a prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias cirúrgicas, em particular nas áreas de PROCTOCLOGIA, UROLOGIA E CIRURGIA DIGESTIVA. A equipe médica é formada por profissionais respeitados, caracterizados pela ética e pela busca incessante por conciliar uma medicina atual e humanizada.

“Precisamos ficar atentos para que a doença não se torne uma abstração que nos faz esquecer o doente”

EXPERIÊNCIA

Os médicos e profissionais de saúde do Instituto Mário de Abreu realizam todos os anos centenas de cirurgias e atendimentos nas seguintes áreas:

Cirurgias anorretais (Hemorroidas, fístulas, fissuras)
Cirurgias colorretais e intestinais (Câncer do cólon e reto, doença diverticular e doenças inflamatórias intestinais)
Endoscopias e Colonoscopias (Diagnóstica e terapêutica)
Cirurgias Urológicas
Estudos Urodinâmicos
Cirurgias Digestivas (Bariátrica, metabólica, vesícula, hérnias...)

“Não é o arrojo da ignorância, mas a prudência de quem sabe o que não sabe e deve aprender”.
Dr. Mário de Abreu 1937

QUEM FOI DR. MÁRIO DE ABREU

Nascido em 1906, foi um dos maiores médicos que já existiu no Paraná. Exerceu a carreira por 50 anos entre professor e médico cirurgião. Com especialização em cirurgia geral, Mário de Abreu atuou por décadas na chefia de Cirurgia Geral da Santa Casa de Curitiba.

Lecionou em Viena, Paris e nos cursos de medicina da UFPR e da PUC-PR. Foi fundador da atual Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde hoje dá nome ao Centro Acadêmico. Mário de Abreu recebeu diversos prêmios e nomeações. Em destaque o de Cidadão Benemérito do Paraná, Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Doutor Honoris Causa, Mérito Cirúrgico São Lucas e medalhas do Mérito Universitário e da Paz Social.