O que é colonoscopia?

30 de agosto de 2017

O que é colonoscopia?

O que é colonoscopia?

A colonoscopia é um exame parecido com a endoscopia que permite a visualização do interior do reto, cólon e íleo através de um tubo inserido pelo ânus. Assim como a endoscopia, esse tubo possui uma mini câmera que transmite as imagens capturadas em uma tela. O procedimento também é realizado com uso de sedativos ou em alguns casos, anestesia.

Ele é solicitado como exame preventivo para pessoas acima dos 50 anos. Pode ser utilizado para coletar material para biópsia e retirada de pólipos. Além de fazer o diagnóstico e acompanhamento de tumores.

O procedimento dura em torno de 20 a 30 minutos e não é dolorido para o paciente. É preciso ir acompanhado pois o uso de sedativos pode provocar alterações nas ações realizadas pelo mesmo, necessitando de um período de repouso.

O exame apresenta poucos e raros riscos para o paciente. Pode haver apenas sangramentos ou perfurações intestinais por conta das condições das paredes intestinais. Além disso, pacientes que sofreram de infarto recente, embolia pulmonar, netropenia, aneurisma ou grávidas no terceiro trimestre precisam ter cuidados especiais.