Por que os homens devem cuidar da sua próstata?

30 de agosto de 2017

Por que os homens devem cuidar da sua próstata?

O câncer de próstata é uma enfermidade que atinge anualmente mais de 60 mil pessoas no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Mas, apesar do câncer de próstata ser o segundo câncer mais comum depois do câncer de pele não-melanoma, o índice de sobrevida desse tipo de câncer ultrapassa 90% quando detectado na fase inicial. É por esse motivo que o exame para câncer de próstata deve ser feito o mais breve possível. Esse é o principal motivo para que os homens procurem um urologista para discutir os cuidados a serem tomados.

“Uma das maiores barreiras para o diagnóstico precoce, infelizmente, ainda é o preconceito relacionado aos exames”, declara o urologista André Matos de Oliveira, do Instituto Mário de Abreu. “E o atraso na detecção da doença pode diminuir as chances de cura”, afirma. Todos os homens devem iniciar os cuidados com a próstata após os 50 anos.
Os homens com fatores de risco para a doença (raça negra ou história familiar de câncer de próstata) devem iniciar 5 anos antes, ou seja, aos 45 anos.

Ao consultar com seu urologista, o homem tem a oportunidade de discutir os benefícios dos exames prostáticos, que são o PSA (teste de sangue) e o toque retal.

Como é o exame para câncer de próstata?

O toque retal é um exame indolor, que dura poucos segundos. A recomendação é que os homens procurem seu urologista anualmente.

O exame do toque deve ser sempre acompanhado do teste sanguíneo, chamado PSA total. Quanto maior o nível de PSA no sangue, maior é a chance do paciente ter, de fato, câncer de próstata. “Isso ressalta ainda mais a importância de conhecer os detalhes desses exames laboratoriais”, declara o urologista Dilermando Pereira de Almeida Neto, do Instituto Mário de Abreu.

Previna-se e evite o diagnóstico tardio da doença. Quando detectado na fase inicial, as chances de cura são superiores a 90%.
Ligue para o Instituto Mário de Abreu pelo número (41) 3232-1262 e agende seu exame de câncer de próstata.