Principais dúvidas sobre endoscopia

30 de agosto de 2017

Principais dúvidas sobre endoscopia

A endoscopia é um exame usado para diagnosticar doenças do trato intestinal como gastrite, esofagite, úlceras gástricas, refluxos, cânceres e tumores. Ela é feita com a utilização de um endoscópio que possui uma câmera minúscula para ser feito imagens de dentro do corpo. Eles são introduzidos no corpo humano e a imagem é reproduzida em uma tela. Apesar de rápido e pouco invasivo, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre endoscopia. Confira as mais comuns:

Principais dúvidas sobre endoscopia

1) Preciso ter alguma preparação especial antes do exame?

Sim. Tudo depende do que o médico for solicitar mais em grande parte dos casos é preciso um jejum de pelo menos 8 horas. Além disso, não é permitido fumar durante o mesmo período. É preciso também informar sobre o uso de medicamentos na hora de agendar o procedimento.

2) O exame dói? Posso ficar sem respirar?

Não. Diferente do que muitos pensam o exame é feito com uso de sedativos, não provocando nenhuma dor no paciente. Além disso, o equipamento utilizado não interfere na respiração.

3) Quais cuidados preciso ter após o exame?

É indicado que o paciente vá acompanhado pois após o procedimento ele ainda fica sob efeito da anestesia, dificultando da hora de dirigir por exemplo. Durante algumas horas, ele pode apresentar dificuldade para realizar certas atividades que exijam concentração, sendo necessário certo repouso por um período.

4) Posso sofrer algum risco ao realizar o exame?

Como já foi dito, o exame é pouco invasivo e chances de erro são muito pequenas. O que pode ocorrer é um sangramento no local ou reação alérgica aos sedativos. Pode ainda, haver uma mínima chance de perfuração no estômago, duodeno ou esôfago, mas isso é bastante raro. Caso a pessoa tenha reação à algum medicamento usado ela pode sofrer com espasmos da laringe, dificuldade de respirar, pressão arterial baixa e transpiração excessiva. Por isso é preciso saber ao certo quais medicamentos serão usados.

5) Que tipo de pessoas podem realizar o procedimento?

Existem alguns grupos de pessoas que precisam de cuidados específicos ao realizar o procedimento como as que apresentam problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos. Mulheres grávidas nos três primeiros meses de gravidez também precisam tomar alguns cuidados se necessário realizar o exame.

6) Quanto tempo dura o exame?

O procedimento é muito rápido, podendo durar de 10 à 15 minutos.

Como é possível perceber, o processo do exame da endoscopia é bastante simples e não é preciso ter muitas preocupações ao realiza-lo. Por isso, se ele for indicado pelo seu médico, procure um hospital adequado o mais rápido possível. Tem alguma outra dúvida? Entre em contato conosco através do número (41) 3232-1262.