Sangue na urina: o que pode ser?

O nosso corpo é uma máquina tão perfeita que sempre dá um jeitinho de nos avisar quando algo não vai bem. São sinais, como manchas pelo corpo, dores, erupções na pele, secreções, dentre tantos outros sinais. Destes, um dos mais claros é a presença de sangue na urina. Mas o que esse sinal está querendo dizer? Vamos descobrir a seguir o que causa a presença de sangue na urina e o que você deve fazer com isso:

 

A minha urina está com sangue. O que pode ser?

O nome científico da urina com sangue é hematúria e surge geralmente como um sinal de que a pessoa está com algum problema nos rins ou no sistema urinário. Esse sintoma raramente aparece sozinho, sendo comumente acompanhado por uma sensação de ardência ao urinar.

Mas, calma! Caso a presença de sangue na urina dure menos de 24h, provavelmente não há com o que se preocupar. Existem alguns motivos que fazem uma pessoa urinar sangue, ou fazem parecer que se está urinando sangue. São eles:

  • Prática excessiva de exercício físico,
  • Menstruação,
  • Consumo de alimentos avermelhados naturalmente, como a beterraba, ou com corantes vermelhos. Nesse caso, é importante aumentar o consumo de água!
  • Consumo de certos remédios, como anticoagulantes. Por exemplo: Novalgina e Aspirina.  Nesse caso, não deixe de informar ao seu médico o que aconteceu, para que seja revista a dosagem.

Agora, se você está urinando sangue há mais de 24h, é preciso investigar a verdadeira causa. Um dos exames que dá um diagnóstico preciso de qualquer tipo de alteração no trato urinário é a urodinâmica. Entenda o que é urodinâmica e como ela pode te ajudar.

 

Principais causas para a presença de sangue na urina:

INFECÇÃO URINÁRIA:

A infecção urinária é a causa mais comum de sangue na urina, pois acontece frequentemente com muitas pessoas, especialmente mulheres.

Caso você comece a sentir ardência para fazer xixi, dor no baixo ventre, alteração na cor e cheiro da urina, além de sensação de estar sempre com a bexiga cheia, significa que você está com uma infecção urinária.

É hora de buscar tratamento, pois uma infecção urinária mal cuidada pode evoluir para doenças mais sérias, caso a infecção chegue aos rins. A infecção urinária deve ser tratada com antibióticos receitados pelo seu urologista ou ginecologista.

Veja aqui como evitar as infecções urinárias.

 

PEDRAS NOS RINS:

As pedras nos rins são quase “inconfundíveis” por causa da intensa dor que provocam. Além desse sintoma e do sangue na urina, há ainda a sensação de queimação ao urinar, febre e enjoos.

O tratamento para pedras nos rins é, a princípio, emergencial e o paciente deve ir ao pronto-socorro para receber atenção adequada. Por sorte, a evolução do tratamento de pedras nos rins tem ajudado cada vez mais pessoas a sofrerem menos com esse mal. Saiba tudo sobre pedras nos rins: o que causa, como prevenir, como diagnosticar e como tratar.

 

CÂNCER RENAL, DE BEXIGA OU DE PRÓSTATA:

Urinar sangue também pode ser um sintoma para alguns cânceres. Esse sinal pode vir acompanhado ainda de incontinência urinária, dor e dificuldade na hora de urinar, além de uma perda de peso repentina. Nesse caso, é preciso urgentemente consultar um médico urologista.

 

Estou urinando sangue. E agora, o que fazer?  

Se a sua urina está com sangue há mais de 24h e você apresentou outros sintomas como os descritos acima, é hora de procurar tratamento com um urologista. Se você ainda não tem um, entre em contato com o Instituto Mário de Abreu, que conta com uma equipe de urologistas especializados em cuidar de você. Marque sua consulta pelo número (41) 3232-1262.