Urologista ou proctologista: com quem devo me consultar?

16 de fevereiro de 2018

Você já passou por alguma situação em que não tinha certeza com qual especialista se consultar? Isso é comum, principalmente em condições que envolvem a urologia e a proctologia. Os sintomas, por se expressarem em órgãos próximos, podem fazer com que o paciente se equivoque na busca pelo médico. O Instituto Mário de Abreu te ajuda a decidir se você precisa ir a um urologista ou proctologista.

Qual é a diferença entre urologia e proctologia?

“Na urologia, nós cuidamos do aparelho urinário e do aparelho sexual masculino”, explica o urologista André Matos de Oliveira, do Instituto Mário de Abreu. O urologista tem como especialidades a bexiga, próstata, rins, ureteres, pênis, epidídimos, testículos, ducto deferente, vesículas seminais e adrenais.

“Já os proctologistas são responsáveis pelos problemas no intestino, no reto e também no ânus”, explica o urologista.

Principais casos de confusão

Condições na próstata

“A grande confusão se faz pelo exame do toque. A próstata pertence ao aparelho sexual masculino, e para conseguir examiná-la, o especialista utiliza o canal anal como via de acesso, já que são áreas vizinhas”, analisa André. “Alguns homens acham que o proctologista é quem vai examinar a próstata, quando na verdade quem cuida dessa área são os urologistas”.

Hemorroida e sangramento retal

Também pelo exame do toque, alguns homens acham que os urologistas, além de cuidarem da próstata, também tratam hemorroida, sangramento retal e outras condições do final do intestino. “Na verdade, para as condições que envolvem sangramento no ânus e hemorroidas, quem deve ser procurado é o proctologista”, afirma o médico.

Qual é o momento certo para procurar cada especialista?

Saiba quando você deve procurar um urologista e quais são os sintomas de câncer de próstata

Apesar de, na maioria das vezes, o câncer de próstata não apresentar sintomas na fase inicial, em casos mais avançados, ele pode se manifestar com sangue na urina ou dificuldade de urinar. Se você perceber esses sintomas, procure um urologista.

“Geralmente, quando é descoberta ainda na fase inicial, a doença tem ainda mais chances de cura”, aconselha o dr. André Matos de Oliveira. Por isso, é importante atentar-se para os exames preventivos. Homens sem histórico familiar devem realizar o toque retal e o exame de sangue (PSA) anualmente a partir dos 50 anos, e caso exista história familiar ou homens de raça negra, a recomendação é iniciar aos 40 anos.

Saiba quando se deve procurar um proctologista e quais são os sintomas das condições

Um proctologista pode ser procurado se você sentir dor no reto, prurido anal, sangue vermelho vivo nas fezes, mudança na cor das fezes para escura ou vermelha, dor ao evacuar, um ou mais nódulos endurecidos próximos ao ânus e inchaço ao redor do ânus. É necessário atenção, no entanto, porque os sintomas da hemorroida podem variar de acordo com a localização da mesma.

É importante, quando se consultar com um médico, anotar todos os sintomas e descrevê-los da melhor maneira possível ao especialista. Aproveite para tirar todas as suas e discutir com o médico especialista o melhor tratamento para o seu caso.

Ficou com alguma dúvida? Ligue para o Instituto Mário de Abreu pelo número (41) 3232-1262 e não deixe sua saúde de lado.